• (13) 3361-7300 | 99740-7300
  • contato@forteccubatao.com.br
  • Av. Nações Unidas, 956 - Cubatão - SP
  • rrrr

    Projetos Sociais

    A FORTEC tem como um dos seus grandes objetivos preparar o aluno para o exercício da cidadania e sendo assim está sempre buscando alternativas para incentivá-los a praticarem ações que possam ser absorvidas pela comunidade, sendo assim a preocupação com a formação de cidadãos faz parte do projeto pedagógico da Escola.

    Conheça Mais

    O Projeto Natal Solidário é uma grande festa que a Fortec, juntamente com seus alunos, colaboradores e familiares proporciona às famílias carentes da região, em data próxima ao Natal. No dia do evento, são oferecidos serviços como : corte de cabelo, manicure, atendimento jurídico, dentre outros serviços oferecidos por voluntários. Há também apresentações de dança e música, brincadeiras e chegada do Papai Noel.
    São atendidas 150 famílias e cerca de 300 crianças de diversos bairros carentes de São Vicente, Praia Grande e Cubatão. Quando chegam pela manhã, as famílias recebem um delicioso café da manhã, e após as atividades, levam as cestas de Natal, além das sacolinhas das crianças, contendo brinquedo, roupa e sapato. A iniciativa é possível graças ao trabalho em conjunto de alunos, pais, colaboradores, professores e de toda a comunidade escolar das unidades de São Vicente, Praia Grande e Cubatão da FORTEC.

    Desde 2012 a Fortec de Cubatão promove o Projeto Bem Estar. Desenvolvido para garantir melhor qualidade de vida dos idosos, o projeto conta com um Centro Esportivo. A estrutura oferece sala com cama ceragem, sala para pilates, alongamento e atividades sócio recreativas. Conta também com uma piscina para aulas hidroginástica. Todas atividades são supervisionadas por um professor de Educação Física. Os interessados em participar devem se dirigir até a unidade da Fortec em Cubatão para fazer sua inscrição. Pessoas acima de 60 anos, moradores da cidade, que tenham como renda até dois salários mínimos pagam uma taxa simbólica para participar do projeto.

    A Creche Mãe Maria é uma creche comunitária mantida pela Fortec em convênio com a Prefeitura de Cubatão que atende crianças de 1 ano e meio a 4 anos em período integral, com capacidade total para 200 crianças. O objetivo é proporcionar às crianças educação, lazer, cultura, saúde, alimentação e principalmente, carinho e proteção, visando minimizar suas necessidades.

    A creche conta com uma equipe de profissionais preparados especialmente para atender as necessidades das crianças e com uma estrutura que inclui: sala de linguagem oral e escrita, sala de integração social e movimento, sala de ciências, matemática, artes, música e projetos, pátio com quadra poliesportiva, playground, brinquedoteca, videoteca e refeitório.

    Estudar de graça em uma escola de ponta é algo que pode ser considerado um grande presente. Agora, imagine se a bolsa se estender do Jardim II (de 4 a 5 anos) até o Ensino Médio?
    Para alguns pequeninos como Pedro Henrique Nunes Andrade Alves e Henzo Gabriel da Silva Santos Narciso Carvalho Braz o que poderia vir a ser um sonho no futuro, se transformou em uma grande realidade já no presente.
    Os dois, que têm entre 4 e 5 anos, foram uns dos escolhidos para o Projeto Adote. Com isso, ganharam o direito de começar sua caminhada nos estudos exatamente no Jardim II e, futuramente, se quiserem, terão garantida vaga em um dos cursos oferecidos pela Fortec.
    O Projeto iniciou em 2011, e todos os anos será selecionado um aluno que terá a oportunidade de seguir estudando, gratuitamente, até o Ensino Médio/Técnico. A seleção é feita entre alunos da Creche Mãe Maria, mantida pela Escola, onde passam por triagem.
    Ao longo da vida escolar, eles estudam sem nenhum custo e, ainda, recebem o material didático. Esta é uma forma de transformar a vida destas crianças.

    Durante todo o ano são realizadas várias campanhas para arrecadação de latinhas que tem procedência tanto externa quanto interna. Estas latinhas são vendidas e o dinheiro arrecadado é revertido na compra de cadeiras de rodas ou cadeiras de rodas de banho. Estas cadeiras são entregues pelos alunos à pessoas que necessitam e que não tem condições de adquirí-las.

    Este projeto possibilita além da consciência de que reciclar é importante e que mesmo o que em princípio poderia parecer lixo se torna peça importante no contexto geral; permite também que seja acentuada a importância da participação de todos pelo bem comum onde cada um tem um papel fundamental neste ato de desenvolver o sentimento de solidariedade, palavra simples porém transformada em ação concreta para um mundo melhor.

    Este projeto faz parte do planejamento pedagógico e acontece anualmente em datas comemorativas. O objetivo, além do trabalho social, é despertar nos alunos o espírito de solidariedade e altruísmo.

    Os alunos visitam creches e asilos de nossa região. Nos asilos, passam uma manhã com os idosos dando atenção e carinho, trocaram informações sobre o dia-a-dia, sobre família, amigos profissão e vida e também levam produtos de higiene que são arrecadados em campanha realizada na Escola.

    Nas creches, geralmente próximo à Páscoa, os alunos levam chocolates e doces arrecadados em Campanha na Escola. Levam muita animação para brincar com as crianças, roda de conversa, futebol, entre outras.

    WhatsApp chat