Proposta Pedagógica

A proposta do ensino técnico visar formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir, ensiná-los aprender como estratégia adaptativa a um mundo que muda muito rápido. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.

O profissional

O Técnico utiliza métodos legais para prevenir acidentes de trabalho e preservar a integridade e saúde dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Elabora o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, uma das exigências do Ministério do Trabalho e da Previdência Social para concessão de aposentadorias e em causas judiciais. Ministra treinamentos sobre o tema e participa de campanhas de segurança e orientação aos trabalhadores. 

Campo de Trabalho

Ministra cursos de combate à incêndio, participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho. Todas as empresas, independentemente do porte, necessitam desse profissional, seja como funcionário ou como prestador de serviço autônomo.

Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho
Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).
Promover campanhas prevencionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistras.
Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador.
Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência.
Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle.
Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.

Técnicas de Segurança do Trabalho, Informática

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